Galeria

PRÓXIMO CAPÍTULO DO PRIMEIRO SÁBADO DE ABRIL

 

Feijoca Serrana com Arroz de Carqueja

Estimados Confrades

Não tendo sido possível cumprir devido aos rigores da invernia, em dezembro passado, a promessa de um Capítulo com as deliciosas feijocas serranas decidiu a Direção da Confraria não proporcionar este ano a habitual lampreia substituindo-a por uma feijocada serrana.

Muitos dos nossos Confrades, incondicionais apreciadores da lampreia, não irão ficar satisfeitos, mas o facto de termos divulgado o recente Capítulo da Confraria do Moliceiro, que lhes proporcionava a oportunidade de se saciarem de tão reconhecido petisco, desculpar-nos-ão. Também o surgimento por paragens mais próximas, em Penacova, de uma Confraria da Lampreia, menos justificará a organização ritualista de um Capítulo dedicado à lampreia. Não será esquecido no futuro tão saboroso ciclóstomo desde que a nossa Confraria Madrinha, a do Moliceiro, connosco continue a colaborar, mas não é imperativo que anualmente aconteça lampreia na Beira Serra.

O Capítulo que decorrerá com entronização de novos Confrades será já no sábado dia 2 de abril de 2011 pelas 13 horas a que se seguirá a Assembleia Geral da Confraria que é eleitoral e um convívio dançante. Decorrerá nas instalações do Skiparque situado na EN 232, a juzante e na aproximação a Sameiro (N – 40º 24’ 44’’ e W – 7º 28’ 44’’). A nova empresa que gere este equipamento, cuja feliz graça, “Sabores Altaneiros” «www.skiparque.net», só parece ter sido inspirada nos objetivos que prossegue a nossa Confraria, dado que a melhor feijoca é sem dúvida a de altitude e logo por natureza um sabor altaneiro, será a nossa anfitriã e providenciará o serviço de almoço nas suas remodeladas instalações. O nosso Confrade Manuel Rabaça, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, que se tem revelado o mais requisitado dos “Chefes” da feijoca serrana e a quem temos de agradecer mais esta sua graciosa prestação será o cozinheiro. A ementa, a pedido de muitos Confrades que já demonstravam alguma impaciência por ela tardar, é a tradicional feijocada serrana que será acompanhada por arroz de carqueja. Pedimos meças à nossa anfitriã por sabores mais altaneiros. Introduziu-se um complemento que se tem vindo a afirmar e que é uma pá de porco bísaro assada no forno com o engenho e a arte do tempero do “Chefe”. Poderá ainda haver uma surpresa gastronómica cuja elaboração será proporcionada por candidato a Confrade que irá ser entronizado se, tal como os restantes candidatos, na defesa da feijoca serrana se comprometer.

As inscrições que representarão um encargo per capita de 15,00 € (quinze euros), o que inclui uma contrapartida de receita para os Bombeiros Voluntários de Manteigas pelas facilidades concedidas na preparação da feijoca e assadura da pá, deverão ser feitas para os seguintes endereços:

luiscunhamatos@gmail.com – 965 392 096fraga_teresa@sapo.pt 968 043 371

lemosantos@sapo.pt – 967 739 520              jodusar@sapo.pt – 933 420 840

jagues@sapo.pt – 965 084 112                      mrabaca@netvisao.pt – 966 333 499

carla.gm@iol.pt – 962386118                    confrariafeijocamanteigas@live.com.pt

   A Direção da Confraria da Feijoca de Manteigas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s