CONVÍVIO DE OUTONO DE 2011

 

 

No próximo dia 29, de sábado a oito, vamos ter oportunidade de nos reencontrarmos em mais um convívio da Confraria da Feijoca de Manteigas. Chamamos-lhe Convívio e não Capítulo pois os Capítulos a exemplo do que acontece em grande parte das Confrarias, devem realizar-se uma vez por ano e deverão assegurar a entronização de novos Confrades. Como não vai ser o caso chamamos-lhe Convívio que é aliás um tipo de evento em sintonia com o espírito com que nasceu a nossa Confraria. Para além de pretender promover a feijoca como talismã das especialidades gastronómicas de montanha tem como objetivo proporcionar um saudável convívio entre Confrades, muitos deles Manteiguenses residentes fora do concelho, que teriam assim um bom pretexto para “celebrar Manteigas”. E “celebrar Manteigas ” nesta época do ano não é liberdade poética, mas antes a constatação de que o outono deste covão serrano atapetado de biodiversidade de mil tonalidades é algo “bonito por natureza” que merece ser celebrado.

O Convívio decorrerá pelas 13 horas no Restaurante Vale do Zêzere –www.hotelvaledozezere.pt.vu (Rive droite de Manteigas – Estrada da Lapa) que tem nova e promissora gerência que se propôs inovar. Perante a algo hesitante determinação da Direção da Confraria em mostrar que também com peixe a feijoca vai bem, propôs uma ementa equilibrada com entrada de carne e prato de peixe.  Rigorosamente peixe não o é, pois trata-se de um molusco (do latim molluscus – mole), da classe dos cefalópodes (do grego cephale, cabeça e podos, pés) que se move por jato-propulsão e se defende por jato-emissão de tinta preta. É esse mesmo; o prosaico choco que, embora sem tinta, acompanha com galhardia o feijão e por isso com a feijoca mostrará tal galhardia reforçada. A anteceder a feijocada de chocos teremos uns enchidos locais com migas de feijoca e prevenindo o serôdio inverno que nos espera uma sopa de abóbora com castanhas. Para sobremesa teremos um queque de feijoca com gelado de frutos silvestres.

As inscrições que representarão um encargo per capita de 15,00 € (quinze euros), deverão ser feitas para os seguintes endereços:lemosantos@sapo.pt – 967 739520  fraga_teresa@sapo.pt – 968043371 luiscunhamatos@gmail.com – 965 392096 jodusar@sapo.pt – 933 420 840 jagues@sapo.pt – 965 084112  mrabaca@netvisao.pt – 966 333499 eduardavale@msn.com 914857835
confrariafeijocamanteigas@live.com.pt

A Direção da
Confraria da Feijoca de Manteigas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s